11 novembro 2009

No escuro

Mais de 60% da população brasileira ficou às escuras de ontem para hoje. Segundo as autoridades, a falha na geração de energia ocorreu por causa do mau tempo na região sul do estado de São Paulo. Ontem à noite foram registrados mais de 10 mil raios só nesta região que sofreu pane em 3 sub-estações da Usina de Itaipu, a maior usina hidroelétrica do mundo.
Pelo menos 9 estados das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste sofreram o blackout. Em determinadas regiões o blackout durou mais de 7 horas e em outras durou apenas 35 minutos. Foi o caso da capital capixaba, Vitória.
O caos maior foi, sem dúvida, na capital paulista, que literalmenteparou. Os trens e o metrô pararam. Os ônibus, por questão de segurança, fizeram as linhas da madrugada em horário reduzido. Por mais que a energia tenha sido reestabelecida na madrugada, o caos estendeu-se até de manhã com boa parte da população atrasada e congestionamentos por toda a cidade. Vale ressaltar os prejuízos elétricos e alimentares, principalmente para o comércio que não está preparado para tantas horas sem energia.
Pela primeira vez aconteceu um blackout em quase todo o país que trouxe à tona a fragilidade do sistema de energia elétrica brasileiro. Também mostrou que infelizmente não estamos preparados para isso.
Assistindo os noticiários fiquei analisando o quanto o ser humano é refém da energia elétrica. Afinal, necessitamos dela para tudo, inclusive para um bom e velho banho, entre outras coisas do nosso dia a dia. Agora cabe aos políticos e às empresas reverem e pensarem em novas politícas e tecnologias de redistribuição da nossa energia. Porque sem luz, não dá. E por causa de raios, piorou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário