22 agosto 2009

VW Polo I-Motion

Parece que VW Polo é o carro cobaia da Volkswagem porque em menos de um ano a montadora já lança a sua terceira inovação tecnológica no Polo. A primeira foi a versão BlueMotion - mais econômica, a E-Flex - sem o tanque de partida e o recém chegado I-Motion - com câmbio automatizado. O câmbio automatizado ASG (Automated Sequential Gearbox), também dá possibilidade ao motorista fazer as trocas manuais. Segundo a crítica, com essa versão o Polo torna-se o carro mais acertado do país e que passa a competir com os médios e compactos como Stilo, Linea, Palio, Palio Weekend Adventure e Idea da Fiat, precursora no país com essa tecnologia Dualogic.
O principal objetivo desta tecnologia é a economia e o conforto para o motorista. Na economia, o carro interpreta a aceleração evitando o desgaste das peças e do combustível. No conforto, é o descanso da perna esquerda para o motorista. Neste quesito, a tecnologia é significativa nas grandes cidades devido aos congestionamentos.
A maior queixa dos câmbios automatizados e o efeito gangorra que é causado nos intervalos entre as marchas, que gera um pouco de desconforto aos ocupantes do veículo. Segundo a Volks, o Polo I-Motion foi projetado para atingir o menor nível de movimento nesses intervalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário