05 agosto 2009

Lei antifumo


A nova lei que foi aprovada em maio deste ano, já entrou em vigor desde o início do mês para todo o estado de São Paulo. A lei consiste em proíbir o uso de cigarro e derivados de tabaco em locais de uso coletivo, público ou privado, total ou parcialmente fechados por paredes ou divisórias, ou seja, áreas internas de bares e restaurantes, casas noturnas, ambientes de trabalho, táxis e áreas comuns fechadas de condomínios.
Segunda a lei, ela não prevê punição aos fumantes, mas para os estabelecimentos e empresas que serão fiscalizadas pelos orgãos estaduais de vigilância sanitária com penalização de interdição e com multas que variam de R$ 732 a 3 milhões.
Como é lei, espera-se que seja fiscalizada e cumprida. Como já foi mostrado por diversos estudos e pesquisas, o maior prejudicado nessa história é o fumante passivo - aquele que não fuma, mas respira a fumaça do cigarro que é cheia de substâncias tóxicas.
Acho fantástica essa lei e muitos brasileiros fora do estado SP aguardam que demais estados aprovem essa lei, porque infelizmente há fumantes que praticamente jogam a fumaça no seu rosto, sem ao menos pedir licença, e tão pouco, se afastar de você por causa da fumaça que é nada agradável. Afinal, quem não quer viver um pouco mais respirando um ar menos poluído em volta de si mesmo.
Com relação ao fumantes, a lei não os tratam com desrespeito ou discriminação. A intenção da lei é apenas de saúde pública que tem que ser vista e cuidada pelo governo, seja ele local, estadual ou federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário