09 outubro 2009

Obama - Nobel da Paz 2009

Impressionante como o Barack Obama tornou-se o centro das atenções em todo o mundo. Reconhecido por ser um homem diplomático, politicamente correto e com uma bela família, Obama é visado e observado por toda a imprensa mundial depois de ter sido eleito o primeiro presidente negro dos EUA.
Ontem não foi diferente. Após ter recebido o prêmio Nobel da Paz, o mundo ficou surpreso. Afinal, o Mr. President está no seu primeiro mandato que nem completou 1 ano de governo, e ainda, não obteve resultados de política internacional.

Uma parte da imprensa destacou os seus ideiais. Falar de paz e ter atitudes diplomáticas é fácil. A questão é fazê-las e agora com esse prêmio, Obama, mais do que nunca, tem que cumpri-las para não fazer feio. Outra parte da imprensa declarou que foi uma escolha politizada demais - será que foi um marketing politíco, pessoal?

O comitê Nobel norueguês destacou hoje que Obama faz "extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

Não me cabe julgar Obama. De fato, foi uma notícia surpreendente e muito polêmica que será comentada por bastante tempo. Segundo Obama, que recebeu o prêmio no valor de US$ 1,4 milhões, ele doará o prêmio que será entregue no dia 10 de dezembro em Oslo, na Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário